Atuando em clubes profissionais ou direcionando o trabalho para atletas de forma individualizada, Márcio desenvolveu um sistema de Gestão de Desempenho que supre todas as necessidades relacionadas à exigência de futebolistas modernos.

Mesmo estando à frente de projetos, Marcio faz questão de dizer que jamais trabalha de forma isolada: “Desde a escolha de meios e métodos busco a integração das varias área da ciência do esporte, o que faz com que os resultados possam ser mais efetivos. A colaboração de profissionais de medicina, psicologia, estatística, fisiologia, analise de desempenho, gestão, nutrição e fisioterapia, soma positivamente ao trabalho.”

“Há uma ideia errônea de que a preparação de atletas tem como principal ponto o condicionamento físico. Isso não é verdade. O que deve ocorrer é o equilibro entre os vários fatores que qualificam a competitividade: evolução da técnica, entendimento tático coletivo, controle mental de estratégias individuais, o autoconhecimento e principalmente a assimilação dos padrões de futebol exigidos na atualidade. Cada situação a ser implementada deve levar em consideração o diferencial de treinabilidade de cada futebolista, objetivos iniciais e metas na carreira.”


Autoconhecimento como ponto de partida do trabalho;


Reflexão sobre sua Tática individual e modelo de jogo;


Análise comportamental e direcionamento;


Controle dos aspectos fisiológicos e mecânicos relativos ao desempenho;


Acompanhamento dos mecanismos de recuperação após atividade;


Recuperação de lesões e readaptação ao treinamento;


Planejamento das cargas principais de treinamento.

 

Alexandre Pato, Atleta profissional:

“Agradeço toda a sua dedicação no trabalho que precedeu a minha ida ao A.C. Milan. Cheguei ao clube plenamente adaptado ao sistema de treinamentos e bem fisicamente. Naquele período de convívio, consegui absorver um pouco de sua experiência e guardo até hoje vários de seus conselhos.”

Lucas Silva, Atleta profissional:

“O professor Márcio foi um gestor da minha consciência como atleta. Empregou treinamento forte com excelente seleção de exercícios, filosofias de positividade, gestão na elaboração dos cardápios, que inclusive me fizeram conhecer outros pratos que não faziam parte do meu dia a dia, mas que hoje sei que são importantes para o meu desenvolvimento. Aos poucos fui entendendo o que ele sempre defende: ‘o futebol vai além das quatro linhas”

Ronaldo Conceição, Atleta profissional:

“Tive o privilégio de trabalhar com o professor Márcio quando eu defendia o Internacional. Foram treinos de força muscular e o que me surpreendia era como aliava praticamente todos os treinos aos exercícios com bola. Grande caráter e profissionalismo.”

Gabriel Atz, Atleta profissional:

“Trabalhei com o Márcio durante as férias para me preparar e chegar bem no clube onde jogava. Neste pouco tempo percebi a experiência e os conceitos de trabalhos modernos que o professor utiliza na preparação. Excelente feedback com os atletas, atento a todos sinais que enviamos.”

Vitor Jr, Atleta profissional:

“Vou falar de um profissional exemplar. No final de 2006, meu contrato havia acabado na Croácia e eu estava voltando para o Brasil. Para manter a forma, busquei o professor Marcio. E não poderia ter escolhido profissional melhor. Trabalhamos muito em um mês. Logo me apresentei ao Clube Sport Recife, me sentindo em plenas condições físicas. No final do campeonato fui eleito o melhor jogador do estadual.”

Fabinho, Atleta profissional:

“O cara é fera e definir uma fera é sempre difícil. Eu estava na Europa, há 6 meses sem jogar devido a uma lesão. Vim ao Brasil e, em menos de um mês, comecei a ficar recuperado. Classifico o trabalho que fizemos como excelente. Tenho certeza que qualquer pessoa que contar com seus serviços sairá com a sensação de que a preparação física tem um rumo diferenciado com tuas ideias.”

ATLETAS

 Alexandre Pato | São Paulo
 Lucas Silva | Grêmio
 Christian | Grêmio
 Eder Gaúcho | Baniyas (UAE)
 Claudio Pitbull | Vitoria de Setúbal (Portugal)

 Vitor Junior | Sport Recife
 Michael Nascimento | Albirex Niigata (Japão)
 Ronaldo Conceição | Internacional
 Edu | Colorado Rapids (EUA)
 Chiquinho | River Plate (Uruguai)

 Diogo Rincon | Athlitikos Omilos Kavala (Grécia)
 Fabinho | Randers (Dinamarca)
 Leonardo de Jesus | Internacional
 Marcelo Labarthe | São José-RS)
 Vitor Gava | juniores Vasco da Gama